Gestão de Crise

O gerenciamento de crise é um conjunto de ações adotadas para lidar com um problema inesperado, com o objetivo de mitigar consequências capazes de trazer prejuízos para a marca, seja em relação à sua imagem ou ao desenvolvimento da empresa.

Além de agir diante de um problema, também faz parte da gestão uma análise prévia para identificar riscos e desenvolver planos preventivos, que trabalham as fontes de risco antes que se tornem uma crise.

O marketing exerce um papel fundamental nesse processo, tanto para reduzir os impactos de uma situação de crise, como para preveni-la.
Para encontrar as estratégias mais adequadas, é importante entender como fazer o gerenciamento de crise e a importância de ter um plano de contingência.

O que é gerenciamento de crise?
O gerenciamento de crise tem como função lidar com situações inesperadas que podem trazer prejuízos financeiros, administrativos e para a reputação da marca.
Essas situações interrompem os processos rotineiros de um sistema devido a crises naturais, conflitos civis, epidemias, ou falhas tecnológicas ou organizacionais.
Portanto, as crises podem acontecer por fatores internos ou externos, gerando consequências negativas para a organização.
Uma notícia falsa sobre impactos ambientais relacionada a uma marca que preza sustentabilidade, por exemplo, pode levar a uma crise de imagem no mercado, resultando na perda de confiança do público e, consequentemente, baixa nas vendas.
Nesse contexto, a gestão de crise entra com uma série de procedimentos estratégicos que visam reverter essa situação e, além disso, entender riscos e avaliar o que motivou a crise para evitar uma repetição no futuro.